Boa noite gente !
"Do ócio surge a criação"
Não confundir "ócio" com preguiça. Em todo processo criativo, 10% é inspiração e 90% TRANSPIRAÇÃO. Aqui estou eu ! Entre o ócio e a transpiração.
Como em todos os seres humanos, a sabedoria vem com a experiência. Experiência vem de experimentar, fazer, errar, insistir, repetir, lamentar os erros e aprender com eles. Já imaginou se sua vida fosse somente acertos? Que experiência de vida terias? Como te comportarias diante de uma situação fora do teu controle ou erradamente nova no percurso de tuas empreitadas?
Hoje estava vendo uma palestra de Leandro Karnal onde ele questionou sobre o que seria do mundo sem os depressivos. A exemplo o grande pintor Francisco Goya, que sofria de depressão, problemas de visão, audição e fraqueza nos braços. Todos estes problemas influenciaram diretamente as suas obras que, segundo os críticos, passou a ter um tom sombrio e muito mais escura com o agravar da sua doença. O que seria a língua portuguesa se o sentimento de tristeza e melancolia, que chicoteava as costas de Machado de Assis, não o invadisse a alma e tivesse piora após a morte da sua esposa? O que teria surgido no mundo das artes se Van Gogh, um dos maiores gênios do movimento pós-impressionista não sofresse de bipolaridade, depressão, alucinações e epilepsia? É fato que todos os citados viam o mundo de forma diferente, sensível, abstrata e desapegada de mesmice. Outro fato é que estes seres humanos são movidos por sentimentos, embora que doentes, mas transformam essas forças doentias em arte, transfigurando seu interior em algo que o retrate. Costumo dizer por gozação e sem base científica alguma a meus amigos, que em todo "quase louco", habita um gênio em alguma área, porque os loucos se desligaram deste mundo e os "quase loucos' são a ponte.
Não me considero nem louco, nem quase louco, nem normal, já que para a psicologia este conceito de normalidade é muito relativo. Me considero uma pessoa racional que tem flashes de insanidade como qualquer pessoa.
Criar pinturas é buscar no irracional ou onírico e racionaliza-lo ou transmiti-lo com suas mãos.
Certa vez escutei de um professor que nenhuma imagem que o ser humano produz é nova. Tudo está dentro do porão ou fora dele, porém, já vimos em algum lugar. Em certos casos, até os 10% de inspiração nos falta, quando o ócio destrutivo invade nosso espírito e crucifica nossa vontade alicerça o raciocínio lógico sobre o que retornará do esforço empreendido.
No final das contas, na natureza "nada se cria, tudo se transforma" e o homem transforma e transmite o que a natureza lhe dá.
Criatividade é treino e vontade. Enquanto ela não nos toma por completo, vamos transformando a natureza.
Segue abaixo uma das minhas pinturas com um tema que transfigurei e recriei a medida que fui observando, a meu gosto e cores. Meu professor, depois de anos pensando, estava correto.
Este quadro, nomeado de "Matiz Universal", está na minha loja virtual por questões de divulgação,e foi vendido com exclusividade.
Fiquei muito feliz com quem o comprou pois é uma pessoa que aposta muito no meu talento !!
Obrigado a ela e um afago no coração de todos vocês !
Curta nossa fan page www.facebook.com/nilsonatelier
Loja Virtual https://www.elo7.com.br/525F8F/loja