Seja bem vindo

Seja bem vindo

sábado, 21 de janeiro de 2017

Original vem de Originalidade

Boa noite leitores ! Não vou falar de minhas obras nem expor o que produzi. 

Hoje à tarde estava com meus pensamentos, ventos, piados, barulho de carros e motos e minha mente silenciosa, perene, vagando nas profundezas de minhas interrogações.  Pensando no que fazer de novo para meus potenciais clientes, longe das mesmices e mergulhado no espirito quebrador de paradigmas, questionei-me: Por que se compra tantas cópias de pinturas no comércio?

Atribui-se vários motivos banais, porém de cara se pensa logo  no "preço". Impressões ou cópias de pinturas de artistas famosos ou desconhecidos ( tanto faz na verdade), são vendidas aos montes como se vende "um cacho de banana" no mercado de São José no Recife. Será o poder aquisitivo da grande massa deteriorado e consequente de muitos fatores socio/culturais a justificativa para comprar as obras simplesmente pela representação pictórica, fria e industrializada? É que a grande massa não está capacitada a reconhecer certos valores, em artes ou em qualquer assunto que exija um certo nível de entendimento das coisas, em termos de qualidade, acabamento, originalidade, destreza técnica, em fim, não reconhece o que é feito pelas mãos do homem pois possuem um valor humano inestimável e seria digno de prioridade. 

Não desmereço quem trabalha com impressões, inclusive pretendo ter em minha loja virtual um departamento só de impressões em tela e em vários materiais, porém acho que uma obra original é de um valor singular. O artista tem que receber e estar satisfeito com o valor de sua destreza, idéias e todo o trabalho envolvido. O cliente que geralmente está interessado só no preço, desmerece imediatamente os atributos reais do artista e desrespeita a sua obra 

O trabalho do artista não se resume somente em produzir e vender. Todo um trabalho e estudo do ambiente deve ser compreendido para que sua obra interaja em relação harmônica com as cores do local, os móveis, tapetes, piso e com o cliente principalmente.  Não que a escolha se baseie nesses atributos, porém a compatibilidade e harmonia de sua obra seja um gerador de confluência.

Particularmente, quando algum cliente gosta de algum quadro meu que já foi vendido, prefiro pintar outro "quase igual", pois sabemos que não ficam totalmente perfeitos, do que vender uma impressão. Mas se o mesmo preferir, a impressão será vendida da mesma forma.

Pra finalizar, uma coisa me entristece muito. Vários clientes com potencial relativamente baixo de compra, preferem comprar um quadro industrializado em uma loja qualquer, totalmente descompromissada com a arte em muitos casos, pelo preço que está na prateleira do que adquirir um original da própria mão do artista, por diferenças mínimas de preço, e ousadamente, atribuem valores desprezíveis na sua obra. Além de não reconhecer o real valor da arte, não valorizam o artista de sua terra, não conseguem visualizar que geralmente ele vive do que produz, e contribui para a mecanização e a perda do encanto artistico, assim como as flores de plástico, que enfeitam, harmonizam, deixam o ambiente lindo,  mas nunca serão flores.

Um abraço no coração de todos !

Fan Page - www.facebook.com/nilsonatelier
Loja Virtual - https://www.elo7.com.br/525F8F/loja
Loja no Facebook - http://atelier-nilson-adriano.lojaintegrada.com.br/



https://www.facebook.com/nilsonatelier/



Nenhum comentário:

Postar um comentário